domingo, 27 de julho de 2014

Doações: algumas considerações


Desde que a biblioteca comunitária Casa da Clarissa foi inaugurada recebi muitas doações. O nosso acervo dobrou em um mês e continua crescendo a cada dia. Os livros são sempre bem-vindos, pois temos um público bem diversificado e há espaço para todo o tipo de leitura. Mas, para que não restem dúvidas sobre os livros doados, achei importante fazer alguns esclarecimentos:

1. Doe livros que você leu, gostou e gostaria que outras pessoas lessem;
2. Separe os livros que você gosta e não gostaria de doar. Guarde estes pra você, no seu acervo pessoal, porque a partir do momento que eles entram no nosso acervo, eles são de todos;
3. O objetivo da biblioteca é promover a leitura, é atingir a maior quantidade possível de pessoas. Assim, os livros doados podem ficar meses passando de mão em mão. Alguns talvez não voltem. Pratique o desapego;
4. Somos um projeto voluntário, não temos um centro de restauração de livros, por isso, doe livros em bom estado, que possam ser repassados aos leitores imediatamente;
5. Aceitamos doações de livros de literatura de todos os tipos, incluindo infantis e em inglês e espanhol;
6. Não aceitamos revistas, gibis, livros didáticos, apostilas e livros em línguas diferentes de português, inglês e espanhol. Também não aceitamos livros rasgados, riscados, mofados, embolorados e sem condições de uso. Livro usado não é sinônimo de livro inutilizado;
7. Caso tenha algum livro em bom estado, mas que não esteja enquadrado nos livros que aceitamos, procure a secretaria de educação do estado ou a secretaria de educação da prefeitura da sua região. Você também pode procurar outras bibliotecas. Se os livros que possui não estão em condições de uso, sugerimos fazer um descarte consciente. Uma boa alternativa é procurar cooperativas de catadores, que farão a correta reciclagem do material. Acesse o site Rota da Reciclagem e verifique um local de coleta próximo;
8. Lembrou de alguns livros que gostaria de doar para a biblioteca comunitária Casa da Clarissa? Entre em contato. 

domingo, 13 de julho de 2014

Promovendo a leitura, compartilhando boas ideias

A biblioteca comunitária Casa da Clarissa surgiu da vontade de promover a leitura, de fazer com que aqueles livros que ficam parados na estante circulem. Mas, como muitos por ai, precisei de um empurrãozinho pra fazer acontecer, pra colocar a ideia em prática.

Antes mesmo de pensar em criar uma biblioteca comunitária eu já emprestava livros. Não tem como você ler um bom livro e não querer que outras pessoas o leiam. Mas os empréstimos ficavam restritos aos amigos que, assim como eu, são apaixonados por leitura. 

Um belo dia resolvi catalogar os meus livros e fiquei impressionada com a quantidade (+/- 100). Na mesma hora decidi que eu precisa fazer alguma coisa para colocá-los em circulação. Como eu sempre digo: livro parado na estante é um completo desperdício. 

Decidi montar uma biblioteca comunitária, um dia, quando eu tivesse um local adequado, um acervo maior, mais tempo para me dedicar ao projeto, etc. Era um projeto para o futuro, mas comecei a pesquisar sobre bibliotecas comunitárias. 

Conheci a Biblioteca Comunitária Sítio da Vanessa, que iniciou as suas atividades com apenas 30 obras! Esse foi o primeiro sinal de que eu não precisava esperar. O segundo e decisivo sinal veio ao conhecer a Biblioteca Livre Pote de Mel e o blog Livros e Afins, quando li o texto “Como criar uma biblioteca comunitáriaem 1 passo simples”. Quer saber qual é esse passo? Faça.

E então eu fiz. Não deixei para depois. E sabe o melhor de tudo? Tenho o maior orgulho da pequena biblioteca, que ainda está dando os primeiros passos, mas já conquistou muitos novos leitores e mais que dobrou o seu acervo original através, somente, de doações. Quando você divulga uma ideia, muitas pessoas a abraçam e eu me senti totalmente acolhida quando divulguei a minha.

Quando você se envolve em um projeto assim descobre que tem muita gente por ai com ótimas ideias, todas em busca de um mesmo objetivo: promover a leitura. E no fim das contas, tudo se resume (realmente) a um passo simples: Faça!

Quer conhecer algumas ideias?